MENU
Mónica Silva e Rui Oliveira vencem o 2.º Cross dos Conquistadores
Por Administrador
Publicado em 02/11/2025 18:12 • Atualizado 02/11/2025 18:15
Desporto

A vimaranense Mónica Silva voltou a vencer “em casa” no 2.º Cross dos Conquistadores, repetindo o feito do ano passado. A atleta, que atravessa um excelente momento de forma, continua a somar vitórias nas provas em que participa.

Na prova masculina, Rui Oliveira venceu numa chegada emocionante ao sprint, superando Miguel Vieira, atleta do Vitória Sport Clube, que tudo fez para manter o troféu de primeiro lugar em Guimarães.

A edição deste ano, que decorreu no passado dia 1 de novembro no Parque da Cidade Desportiva, voltou a ser um sucesso, com elogios unânimes de atletas e público. Com mais de 300 inscritos e cerca de 200 atletas a terminarem as provas, a maioria nas categorias jovens, o evento contou com quase um milhar de pessoas ao longo da tarde, especialmente nas corridas mais jovens, demonstrando o crescente interesse e envolvimento da comunidade.

Os vencedores das várias provas foram:

Sub-10: Mafalda Basto & Dinis Magalhães

Sub-12: Beatriz Freitas & Tiago Silva

Sub-14: Leonor Ferreira & Dinis Mendes

Sub-16: Lua Sousa & Hélder Silva 

Sub-18: Carolina Carvalho & Afonso Moreira

Sub-20: Tamara Dias & Leonardo Oliveira

 

Absolutos: Mónica Silva & Rui Oliveira

“Temos no Parque da Cidade Desportiva e na Pista Gémeos Castro condições excecionais para a realização de provas de corta-mato — como se voltou a comprovar nesta 2.ª edição.

Tivemos aqui presentes na assistência referências do atletismo nacional como Ricardo Ribas, Dulce Félix, Salomé Rocha e Manuel Mendes. No atletismo, o corta-mato é muitas vezes a porta de entrada na modalidade — queremos que esta prova no Berço seja também o berço de futuros campeões.

Fizemos questão de premiar todos os participantes com medalhas e entregar troféus em todos os escalões. Mais do que uma competição, queremos criar uma ligação com os jovens e investir no futuro do atletismo e do desporto — um futuro que promove saúde física e mental.

Para o ano cá estaremos novamente, será a 3.ª edição e queremos chegar à 30.ª.

No ano passado disse que onde não há tradição existe a oportunidade de a criar. Esta tradição foi iniciada com sucesso — e agora queremos consolidá-la.”

— João Paulo Alves, Coordenador da Organização

O Vereador do Desporto, Alberto Martins, marcou presença naquele que foi o seu primeiro ato oficial enquanto vereador do desporto.

“Gostaria de agradecer o convite da organização, que muito me honra, neste que foi o meu primeiro ato oficial enquanto Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães. Este tipo de eventos tem uma importância enorme para a dinamização do desporto no concelho, e não posso deixar de enaltecer o papel do atletismo, modalidade que mais medalhas olímpicas deu a Portugal e onde Guimarães tem também uma forte tradição.

Guimarães é terra de nomes grandes do atletismo nacional e internacional como os Gémeos Castro, Aurora Cunha, Dulce Félix ou Manuel Mendes, e é fundamental dar continuidade a este legado.

Falo com conhecimento de causa, porque também estive ligado à organização de eventos desportivos na minha freguesia, nomeadamente o Trail Vila de São Torcato, e sei o impacto positivo que estas provas têm na comunidade. Que o Cross dos Conquistadores continue a crescer e a afirmar-se como uma referência na nossa cidade.”

 

Comentários